sábado, 17 de maio de 2008

Filmes

Neste fim de semana em que so chove em Lisboa, decidi deixar aqui uma sugestão. Quatro filmes que fazem parte dos meus favoritos.

Eternal Sunshine of the Spotless mind


O primeiro filme que acho que fantastico é o "Eternal Sunshine of the Sptoless mind" de Michel Gondry, em portugues "O Despertar da mente"


Neste filme participa Jim Carrey num papel bastante diferente daquele que estamos habituados a ver.

É um filme romantico mas não lamechas, leva-nos ao incosciente da mente, vem lembrar-nos que tentar esquecer os motivos do fracasso nem sempre é a melhor solução e que a monotonia que se instala muitas das vezes nas relações é universal.

2º La Science des Reves (A Ciencia dos Sonhos)



O amor retratado em sonhos..Stéphane (Gael García Bernal) vai trabalhar para Paris numa empresa que fabrica calendários e vive uma vida monótona que compensa com os seus sonhos e a sua imaginação. Um dia, conhece Stéphanie, a sua nova vizinha, e apaixona-se por ela. Inicialmente atraída pelas excentricidades de Stéphane, ela acaba por se assustar e afastá-lo. E então, não sabendo como a seduzir, Stéphane procura a solução no local onde a imaginação reina. "A Ciência dos Sonhos" foi realizado por Michel Gondry, o mesmo realizador de "O Despertar da Mente"

3º Virgins Suicides (As virgens Suicidas)


«As Virgens Suicidas» não é uma história feita de acontecimentos concretos e factos objectivos. É um filme sobre os mistérios irracionais da adolescência, sobre o fascínio mudo, parte lúbrico, parte inocente, dos rapazes pelas raparigas, e sobre as respostas destas, indecifráveis e desconcertantes. E toma a forma de um delíquo cinematográfico com cinco jovens personagens tão etéreas que ameaçam subir ao céu a qualquer momento, perante os olhos dos seus admiradores, com uma banda sonora (dos Air) tão vaporosa que às vezes quase a vemos dissolver-se ecrã abaixo, e filmado com as cores berrantes da época, rosas, laranjas e verdes e amarelos, só que deslavadas, como se a película datasse mesmo dos anos 70 e o seu restauro fosse urgente. Como uma aparição de ninfas num campo, parece estar doente, atacado de anemia, à beira de um desmaio de luz."

Faço deste comentario o meu. Filme diferente, pesado, mas incrivelmente bonito.

4º Jeux d´enfatns (Amor ou consequencia)


"“Jeux d’Enfants” estimula o pensamento, agita as emoções, faz-nos entrar num sonho. Questiona as nossas certezas, obrigando-nos a ver a vida segundo um novo ponto de vista. O amor aparece aqui, perante meu constrangimento e negação, como egoísta, cruel, ciumento. O amor de Sophie (Cotillard) e Julien (Canet) é um jogo, que quebra promessas, os põe em perigo dando o controlo ao outro, isola-os da sua família, magoa os que os rodeiam, fá-los odiar. Ajuda-os a desafiar tudo e todos, sem culpa, mas é um mito que os deixa para sempre aquém, insatisfeitos. "


Um filme muito divertido, um jogo que é a vida.

Bem, ficam aqui as sugestões.. enjoy!

Sem comentários: